OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (OCDE) é uma organização internacional de 35 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado, que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. A maioria dos membros da OCDE é composta por economias com um elevado PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano e são considerados países desenvolvidos.
OCDE, surgiu em em 1948 como a Organização para a Cooperação Económica, liderada por Robert Marjolin da França, para ajudar no desenvolvimento do Plano Marshall para a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial.
Posteriormente, a sua filiação foi estendida a estados não-europeus.
OCDE em 1961: A Convenção sobre a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico reformou a OECE e deu lugar à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
A OCDE foi criada em 30 de Setembro de 1961, sucedendo à Organização para a Cooperação Económica Europeia, criada em 16 de Abril de 1948. Também é chamada de “Grupo dos Ricos”, porque os 35 países participantes produzem juntos mais da metade de toda a riqueza do mundo.
O Secretário-Geral é, desde 1 de Junho de 2006, o mexicano José Ángel Gurría Treviño.